
a pensar...
Jogos de mesa

Por que jogar jogos de mesa é tão bom para as crianças (e os adultos)
Brincar deve ser uma parte normal da vida, tanto para os adultos como para as crianças.
É importante que as crianças vejam os seus pais também a brincar.
Os jogos de tabuleiro reúnem as pessoas e ajudam os pais a recuperar o tempo em família.
Por meio dos jogos os pais podem criar um mundo que restaurará o equilíbrio, fortalecerá os relacionamentos, desenvolverá habilidades e criará memórias compartilhadas e duradouras.
(Ellie Dix - The Board Game Family)
Os jogos de mesa:
1. afastam os filhos dos ecrãs, satisfazendo o nosso desejo de jogar sem a necessidade de olhar para um videogame.
2. modelam o comportamento apropriado: pais humildes na vitória e alegres na derrota demonstram grande espírito desportivo. Regozijar-se regularmente com a boa sorte ou elogiar escolhas inteligentes de outro jogador normaliza atitudes positivas.
3. ajudam as crianças a aprender com o fracasso: os jogos de tabuleiro fornecem uma plataforma para que falhemos repetidamente. As apostas são baixas; não importa se perdemos. Um jogador pode analisar o que provocou a sua derrota e por que outro jogador triunfou. As crianças começam a aprender sobre o impacto das suas próprias decisões, mas num ambiente seguro.
4. desenvolvem habilidades sociais: as crianças aprendem a esperar pela vez, serem pacientes, trabalhar como parte de uma equipe, negociar, comprometer-se, comunicar ideias, assumir riscos, seguir regras e orientações e gerir restrições.
5. melhoram a aprendizagem: jogar melhora a memória e as habilidades cognitivas, aumenta a velocidade de processamento, desenvolve a lógica e o raciocínio, melhora o raciocínio crítico, aumenta o raciocínio espacial, melhora as habilidades verbais e de comunicação, aumenta a atenção e a concentração, ensina a resolver problemas, desenvolve a confiança e melhora a tomada de decisão.
6. estabelecem igualdade na família: todos os jogadores são iguais num jogo de tabuleiro. Um equilíbrio temporário é alcançado e isso pode ser libertador para as crianças.
7. permitem que os jogadores compartilham experiências: jogar jogos de tabuleiro une as famílias. Bons jogos de tabuleiro evocam todo o tipo de emoções; felicidade, tensão, intriga, temor, confiança, antecipação e surpresa.
8. melhoram as relações familiares: os jogadores concentram-se uns nos outros, mas dentro da segurança da estrutura do jogo. A interação é aumentada e os jogadores precisam comunicar efetivamente para alcançar os seus objetivos.
9. podem ajudar a melhorar a conscientização, consideração e respeito.
Através dos jogos, aprendemos o impacto que as nossas ações têm sobre os outros.
10. induzem ao riso e reduzem o estresse, estimulando o sistema imunológico; nos ajudam a escapar das preocupações e a focar-nos noutra coisa; trazem equilíbrio e nos ajudam a relaxar.
11. fazem as conversas acontecer. Da mesa de jogo os assuntos surgem para a análise pós-jogo.
12. Não são necessárias habilidades, conhecimentos ou equipamentos especiais e a quantidade das repetições dos jogos compensa qualquer investimento inicial.
